Menú Atrás Adiante Índice


Movimientos conductuales

Os movimentos de compotamento ocorrem em neonatos neurologicamente normais e anormais. Os movimientos de compoatamento são caracterizados por movimentos do tronco, cara e extremidades que ocorrem durante o sono ou cuando desperto. Estos movimentos sao hipo, llantos, muecas, succión y sacudidas musculares localizadas o generalizadas (pressione o botão sobre a tela). Incluem também os movimentos repetitivos ou erráticos e fragmentarios que occurem incomuns en neonatos normais pero ocurem com mais freqüência en neonatos con encefalopatia. Os movimentos conductuales não são associados com mudanzas en a freqüência cardiaca, nem têm as características dos reflexos primitivos (fatiguabilidad, sumacão espacial e temporal, e o variabilidad com mudanças em posisão). Os movimentos de compaortameto não são associados com as descargas electroencefalograficas ictais. Os achados interictais no EEG são normais o anormalis.

Reflexos fisiológicos
O reflexo de Moro, reação de sucção, e reflexo dos pontos cardinales são reflexos fisiológical. Investigações neurologicas não são necessario.

Tremor benigno
O tremores benigno é um síndrome que ocorrem em um neonate do termo saudável com glucosa e cálcio serico normais, e nenhuns fatores de risco históricos para patologia do sistema nervoso ou sistemica. Estos se carecterizan por movimentos estereotipicos. Os movimentos são caracterizados por tremor bilaterales de baixo-amplitude, e alta-freqüência (pressione o botão sobre a tela). O tremor benigno ocorre geralmente nas primeiras duas semanas da vida. O tremor benigno pode ser provocado por estímulos, mas pode também ocorrer sem estímulo aparente. Os tremores diminuyen em resposta ao flexion passiva das extremidades. O tremores benigno pode ocorrer durante o sono ou a vigilia tranquila, mas é especialmente proeminente durante o grita. Os tremores pode ser parado por restraints. O tremor benigno tem as características de um reflexo primitivo. O aumento pequeno aumento na freqüência cardiaca pode ocorrer durante os tremores. Os achados interictais no EEG são normais e não mostra abnormalidades durante os tremores.
Os neonatos com tremores benigno podem ser menos attentos e mais duros de consolar do que outros neonatos saudáveis. Na presença de findings típicos, não é necessário obter um EEG ou estudios de imagem. Nenhum tratamento é requerido.

O tremor benigno deve ser distinguidas de tremores nao benigno. Tremor benigno não deve ser diagnosticado em neonatos pre-termo ou nos neonates com doenças neurologicas ou sistemicas. Uma condição sistemica que deva ser considera nos neonates com tremores é doença de Graves. A doença de Graves ocorre nos infantes carregados às mães com doença de Graves ativas ou inativas, ou con thiroiditis de Hashimoto. A doença de Grave no período neonatal é manifestada por tremor, irritabilidade, rubor, taquicardia, hypertensiao, ganho pobre do peso, goiter (Figura 7.1) e exoftalmos.

A B

Figure 7.1.— [A]Neonato com doença de Grave. [B] Bocio.

 

Menú Atrás Adelante Índice
Alfonso, 1991 Stockard-Pope, 1993 Lombroso, 1993 EEG normais Parker, 1990 Shoper, 1991 Parker, 1990 Shuper, 1991