Menú Atrás Adiante Índice


Os hematomas extra-axiais da fossa posterior são conseqüência de pequenas rasgaduras do tentório, de rupturas no cruzamento de veias, ou devido à diátese occipital. Com freqüencia, há antecedentes de trauma durante o parto. Os hematomas extra-axiais da fossa posterior geralmente se manifestam na forma de um coma, desviação ocular (não alterada pelos reflexos oculocefálico ou vestibular) e anormalidades pupilares. Esta manifestação se estabelece trás um período livre de sintomas ou imediatamente depois do nacimento. O recém nascido pode desenvolver torcicolo posterior ou opistótono. A bradicárdia e a apneia são geralmente eventos terminais. O hematoma da fossa posterior se diagnostica por TAC ou RM do cérebro. O tratamento é quirúrgico.
Outras lesões da fossa posterior que se apresentam com efeitos de massa são os gliomas pontinos e as hemorragias do tronco cerebral. Também se diagnostican com RM cerebral.

Anormalidades do desenvolvimento
A malformação de Cleland-Chiari tem três elementos principais: deslocamento do tronco cerebral, displasia cerebelosa e alongamento do quarto ventrículo. Esta anomalia pode se asociar com mielomeningocelo e hidrocefalia. Se caracteriza por dificuldades na alimentação e um choro débil devido ao trastorno bulbar. Se apresentam episódios freqüentes de gritos e apneia e, durante o choro e a alimentação, estridor laríngeo. O diagnóstico se estabelece por RM do cérebro (Figura 27.1).

Figura 27.1. Malformação de Cleland-Chiari. Alongamento do tronco cerebral e deformação em forma de bico do mesencéfalo posterior.

 

Menú Atrás Adiante Índice
tercer ventriculo (ventriculus III) cuerpo calloso (corporis callosi) pliegue cervico-medular cuarto ventrículo alargado bulbo protuberancia mesencéfalo alargado tecto en forma de pico masa talámica intermedia agrandada Pulse sobre la figura para ver animación. Detenga el indicador sobre la áreas (flechas) de  la figura. La figura debe estar centrada.