Menú Atrás Adiante Índice


Tumores da fossa posterior
O meduloblastoma é o tumor infratentorial mais freqüente em recém nascidos. Os meduloblastomas geralmente ocupam a linha média e provêm dos neurônios primitivos do véu medular posterior. Podem comprimir e infiltrar o tronco cerebral. Se manifestam com senhais de transtornos do tronco cerebral e aumento da pressão intracraneano. As apneias podem ser o primeiro sintoma de um meduloblastoma.
Os quistos aracnóidos da fossa posterior podem (com uma maior probabilidade, aqueles localizados ventralmente) produzir apneia por compressão do tronco cerebral (Figura 26.1). Os quistos aracnóidos da fossa posterior de localização ventral produzem apneia con maior freqüencia que os localizados dorsalmente. A descompressão quirúrgica é o tratamento indicado para los quistos aracnóidos da fossa posterior.

A B


Figura 26.1.
[A] Quisto aracnóido da fossa posterior, localizado ventralmente, que comprime o tronco cerebral. [B] O mesmo quisto descomprimido. A apneia neste paciente cessou depois do tratamento.

Menú Atrás Adiante Índice
cerebelo clivos quisto aracnoideo tálamo medula espinhal ponte mesencéfalo cerebelo seio reto tectum quisto aracnoideo descomprimido. Pulse sobre la figura para ver animación. Detenga el indicador sobre diferente áreas (flechas) de la figura. La figura debe estar en el centro.