Menú Atrás Adiante Índice

 


10

 

ASSIMETRIA FACIAL

 

A assimetria facial pode produzir-se por anormalidades estruturais (assimetria facial estrutural) ou por fraqueza unilateral, ou assimétrica, dos músculos da cara (assimetria facial funcional). A distinção entre as assimetrias faciais, estrutural e funcional, pode fazer-se em apóie à observação. A assimetria facial estrutural se caracteriza pela presença uma deformidade física que mantém-se de grau similar nos diferentes estados de conduta (pranto, acordado e dormido). A assimetria facial funcional se caracteriza por a ausência de deformidade física e a presença de um grau diferente de assimetria nos diferentes estados de conduta.
As anormalidades estruturais produzem-se por deformidades ósseas, anormalidades de tecido branda e alterações cutâneas.
As anormalidades funcionais produzem-se por debilidade unilateral ou assimétrica dos músculos, já seja por afetação dos mesmos ou de seus sistemas de inervação. Os músculos afetados são: os músculos miméticos faciais; o músculo elevador da pálpebra; e o músculo do Müller. Os músculos miméticos faciais estão inervados pelo sistema mimético facial, os músculos do elevador do pálpebra estão inervadas pelo sistema oculomotor comum, e os músculos do Müller estão inervados pelo sistema oculosimpático.
O tipo de anormalidade funcional determina-se (neurológico) observando a área da cara envolta, o grau de assimetria nos diferentes estados de conduta (pranto, acordado e dormido) e os achados oculares associados. A assimetria facial por fraqueza muscular (funcional) desaparecerá quando entra em repouso o músculo débil. Isto sucede porque os músculos miméticos faciais, os do elevador da pálpebra (sistema do oculomotor comum) e os do Müller (sistema oculosimpático) são bilaterais e, em geral, atuam de forma sincronizada e simétrica; portanto quando um músculo está prejudicado a assimetria não se nota se o outro músculo não esta funcionando.

Tabla 169.1 Diagnóstico diferencial da assimetria facial neurogénica. Lenda: área com linhas azuis sobrepostas indicam a área da cara afetada. NC: nervo cranial. MDAO: músculo depresor da comissura labial. MEP: músculo elevador da pálpebra; SIST: sistema.

 

Menú Atrás Adiante Índice
Haymaker, 1969