Menú Adiante Índice

1

 

EVENTOS CLÍNICOS PAROXÍTISCOS

O termo evento clínico paroxístico é usado para descrever episódios clínicos de início repentino e de duração breve que são: (1) fenotipicamente diferentes daqueles vistos geralmente em neonatos normais; (2) associados com anormalidades neurológicas, respiratórias, ou cardiovasculares; ou (3) devidos a um processo patológico.
Os eventos paroxísticos clínicos se caracterizam por mudanças na atividade motora, nas funções autonômicas, no comportamento, ou na frequência respiratória.
Os eventos paroxísticos clínicos caracterizados por mudanças na atividade motora são chamados eventos paroxísticos motores. Os eventos paroxísticos motores podem ser associados com mudanças na função autonômica, no comportamento, ou na frequência respiratória; a não ser que se as mudanças na frequência respiratória cumprao os critérios para a apnea. Os eventos motores paroxísticos são os tipos mais frequentes de eventos paroxísticos clínicos de apresentaçao no período neonatal. Os eventos paroxísticos motores são caracterizados pela atividade motora aumentada ou raramente por uma disminuçao repentina da atividade motora.

 

 

Menú Adiante Índice
Volpe, 1993 Volpe, 1995 Kellaway, 1987